Páginas

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Rio Madeira é tema do Globo Universidade deste sábado, dia 12

O Globo Universidade deste sábado, 12 de fevereiro, reprisa a edição sobre as águas do Rio Madeira, que compõe a bacia do Amazonas e é objeto de pesquisadores que atuam por sua preservação. O repórter Paulo Mário Martins vai à Universidade Federal de Rondônia (UNIR) para acompanhar um grupo do Laboratório de Biogeoquímica. A Rede Globo exibe a atração às 7h15, logo após o Globo Ecologia.
Paulo Mário Martins entrevista o professor Wanderley Bastos, da UNIR (Foto: Divulgação/ Globo Universidade) 
Paulo Mário Martins entrevista o professor Wanderley Bastos, da UNIR
(Foto: Divulgação/ Globo Universidade)

O grupo segue em expedição em um barco para mostrar a contaminação de mercúrio no rio, consequência de décadas de garimpo de ouro no local.  À frente dele, o professor Wanderley Bastos explica como o trabalho acadêmico pode evitar que a contaminação prejudique os peixes e as comunidades ribeirinhas.

O quadro Mérito Acadêmico apresenta a pesquisa do professor Rodrigo Guerino Stabeli, que busca novos tratamentos para doenças como malária, leishmaniose e febre amarela, que têm, no estado, algumas das maiores incidências no Brasil. Já no Fora de Série, o aluno de Engenharia Elétrica Renato Bento de Oliveira explica seus estudos sobre o uso do óleo de babaçu, planta típica da região, como uma forma alternativa de energia para populações isoladas. E o gestor ambiental Nelson da Costa Alves fala de suas atividades no quadro Eu Amo Meu Trabalho. Ele é responsável por gerir a preservação do meio ambiente em um dos maiores canteiros de obras do Brasil: o da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio.

O Globo Universidade é exibido aos sábados, às 7h15, logo após o Globo Ecologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário