Páginas

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Crítica- Mais Você: um programa que já foi sucesso!




No vídeo acima, você vê a chamada de estréia, em 1999, na Rede Globo. Abaixo uma crítica

Programa diário voltado para o público feminino, apresentado por Ana Maria Braga. Foi dirigido inicialmente por Roberto Faustino, substituído em novembro de 1999 por L. P. Simoneti e Cacá Silveira, com supervisão geral de Luiz Gleizer e gerência de produção de Ulda Mandu. Em outubro de 2007, a atração passou a ser dirigida por Boninho.

Mais você é um programa de variedades que aborda, em geral sob a ótica feminina, temas como moda, culinária, comportamento, medicina, saúde e trabalho. É exibido diariamente, de segunda a sexta, com uma hora e meia de duração.

Estreou no dia 18 de outubro de 1999, marcando também a estréia de Ana Maria Braga na Rede Globo. A apresentadora, que comandava um programa de grande sucesso na TV Record, o Note e anote, foi contratada para estrelar a faixa de programação matutina da TV Globo.
Em sua primeira fase, o Mais você era apresentado ao vivo, a partir das 11h, diretamente dos estúdios da TV Globo de São Paulo. Em seguida, a partir de março de 2001, o programa teve seu início antecipado para 8h. Desde março de 2008, passou a ser transmitido da Central Globo de Produção, o Projac, no Rio de Janeiro.

Um dos quadros de maior destaque do programa é o de culinária. E o cenário inclui uma cozinha completa, onde as receitas são preparadas por chefs ou artistas, diariamente. Ali a apresentadora protagonizava a cena que marcou os primeiros anos do Mais você: ao comprovar o acerto da receita preparada, ela mexia em diversos ímãs que decoravam a geladeira — e reproduziam sons de vários animais — e se escondia sob a mesa para terminar de saborear o prato.

As receitas preparadas ficam disponíveis ao público no site do programa.

Um personagem de destaque, e que acompanha Ana Maria Braga desde a fase inicial do Mais Você, é o papagaio Louro José. Criado pela própria apresentadora, Louro José é um boneco que mistura artifícios de fantoches tradicionais com a tecnologia de controle remoto. É interpretado pelo ator Tom Veiga, que fôra assistente de estúdio no programa Note e Anote. Com um grande apelo entre as crianças, o papagaio ganhou, inclusive, uma versão de brinquedo.

No quadro Loura versus louro, a apresentadora e o papagaio protagonizavam uma animada disputa para ver quem acertava mais charadas.

Em abril de 2002, o programa estreou nova abertura, novos cenários e novos quadros, numa reformulação que procurava aproximar ainda mais Ana Maria Braga de seu público. Ela passou a receber especialistas e artistas para conversar e tomar café no estúdio. Baseado no feng shui, o cenário do programa ganhou cores e móveis novos, mantendo a arquitetura básica, que reproduz uma casa aconchegante. A casinha do Louro José também foi reformada: passou a ser de bambu e ganhou teto de sapê.

Entre os quadros que passaram a ser apresentados estava A cozinha da dona da casa, na qual Ana Maria Braga esclarecia ao vivo as eventuais dúvidas no preparo das receitas.

Mais mudanças:

Em abril de 2003, com direção de Cacá Silveira e direção de jornalismo de Viviane De Marco, Mais você estreou novos quadros, voltados para a informação e o entretenimento: Mão e contramão, onde são discutidos temais e assuntos atuais; Os meus, os seus, os nossos filhos, quadro dedicado aos pais, onde são discutidos temas relacionados à higiene, estimulação, primeiros passos; e Bicharada, com matérias sobre o comportamento animal, cuidados com animais domésticos etc.

Ainda em 2003, dicas de beleza, saúde e culinária passaram a ser inseridas nos inícios e nos finais dos blocos. Além disso, reportagens mais aprofundadas sobre esses assuntos ganharam maior espaço no programa. Também na ocasião, a jornalista Leilane Neubarth passou a integrar a equipe do Mais você, que já contava com os repórteres Lúcia Soares e Michael Keller.

Antes restrita a cartas, telefonemas e emails, a participação do público foi ampliada, e Ana Maria Braga passou a receber alguns telespectadores no estúdio, no quadro Café com Ana.

A partir de outubro de 2007, o Mais você passou a integrar o núcleo de produção do diretor Boninho. Em dezembro, Vivi de Marco assumiu a direção do programa.

Com o slogan “Mais Você é mais Brasil”, no dia 31 de março de 2008, após ter a produção transferida para o Rio de Janeiro, o programa estreou com novos quadros e personagens. O novo cenário tem cerca de 300m2 construídos, quase o dobro do anterior.

Em quesito audiência, a atração não consegue mais a liderança como em anos anteriores e vem amargando o segundo lugar e até mesmo o terceiro lugar durante seu horário de exibição.

Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário